sábado, 22 de agosto de 2009

Segurança em Condomínio


Cada vez mais ousados os marginais encontram sempre novas formas de surpreender porteiros e moradores de condomínios. Também nessa situação, comprova-se o sábio ditado "prevenir é melhor do que remediar".
Para tratar da segurança dos condomínios, o ideal é que haja um Plano de Segurança que aborde quatro variáveis: Inibição, detecção, reação e investigação. Para se inibir a ação dos criminosos, é indispensável que as ações de segurança adotadas sejam percebidas pelos meliantes como eficazes.
É fundamental que a tecnologia escolhida seja a adequada, os usuários estejam familiarizados com os recursos aplicados e que todos os envolvidos, empregados e moradores obedeçam rigorosamente os procedimentos. A variável detecção torna-se cada vez mais eficaz e sofisticada.
Um exemplo é o projeto "Condomínio Seguro 24 horas", usando recursos de alta tecnologia, entre os quais sistemas de controle de visitantes, câmeras de observação , detectores infravermelhos, cercas sobre muros, barreiras fotoelétricas e a supervisão 24 horas on line de eventos no condomínio pela Central de Monitoração, a empresa escolhida acompanha anormalidades e toma as providências pré-estabelecidas. E se houver a tentativa de intrusão ou mesmo a intrusão?
Não se deve estimular a reação de porteiros ou moradores, a preocupação principal deve ser a de preservar vidas. O importante caso se tenha materializado o evento é fornecer aos órgãos de segurança informações que facilitem a ação ou investigação. O alerta prévio de um evento, a comunicação de ocorrência em curso, gravações de vídeo são exemplos de instrumentos eficientes no aborto ou investigação de um delito.
Segurança dia e noite a partir de R$ 3,00 por dia.
O serviço de monitoração faz parte de uma estratégia de segurança eletrônica onde o sistema de alarme do condomínio fica interligado dia e noite a rede de monitoração e serviços de apoio da empresa de segurança.
A ocorrência de um evento é detectada pela rede de sensores e imediatamente reportada à Central de Monitoração, profissionais qualificados confirmam a veracidade, tomam as providências pré-estabelecidas e acionam os serviços de apoio.
Ponto Eletrônico de Portaria um aliado que não dorme em serviço:Desenvolvido para garantir a presença efetiva do porteiro na guarita o ponto eletrônico de portaria exige o reset em uma periodicidade programável. O não cumprimento do procedimento, alerta a Central de Monitoração sobre a anormalidade que se pode traduzir em um simples cochilo, ausência do posto ou até uma situação de emergência como a rendição do porteiro. Seja qual for o ocorrido além das providências operacionais cabíveis a empresa contratatada, deve disponibilizar um relatório completo dos fatos.
A supervisão remota da portaria adiciona apenas R$ 0,66 por dia ao serviço de monitoração contratado.
Diariamente, os bandidos criam novas táticas para entrar em condomínios. Veja algumas dicas que podem ajudar porteiros e moradores a evitar aborrecimentos:
Treinamento de porteiros;
Definição de procedimentos de entrega de entregadores diversos;
Cadastrar os entregadores autorizados a entrar no prédio (cadastrar apenas a empresa fornecedora não é suficiente, pois o bandido pode roubar o uniforme de algum empregado);
Sempre que possível, o morador deve descer até a portaria para receber a encomenda.
No caso de caixas grandes, exigir identificação dos entregadores e assegurar-se do conteúdo (houve caso em que bandidos entraram dentro caixas);
Manter banheiros junto às guaritas para evitar longas ausências do porteiro;
Identificação de toda e qualquer pessoa que entrar no prédio, mesmo que esteja acompanhada pelos proprietários (muitas vezes o morador é surpreendido na rua);
Não autorizar subida de visitantes sem autorização do morador;
Nos prédios com vagas para visitantes, fazer a identificação do veículo e dos ocupantes;
Os moradores devem portar alguma identificação visível;
Cuidados com recursos como pequenas batidas de carro em frete ao imóvel. Se isso acontecer, não parar;
Atenção com lixeiras que dão acesso para rua;
Acreditar sempre na intuição de porteiros e moradores, na dúvida, chamara polícia ou acionar o botão de pânico (colocado em local estratégico e ligados ao sistema de alarme);
Antes de instalar o sistema de segurança de seu condomínio, a empresa contratada deve faz uma avaliação minuciosa das áreas mais suscetíveis à invasão de estranhos;
A localização do imóvel, o posicionamento da guarita e o fluxo da garagem, por exemplo, são alguns dos itens considerados na análise de riscos.
A partir desse diagnóstico, o consultor da empresa contratada deve propor a implantação de um sistema que atenda as necessidades específicas do condomínio.