domingo, 23 de agosto de 2009

Economia de Energia Elétrica


Verdades e mitos

1 - A maior economia de energia que se pode fazer sem grandes gastos é no manejo das luzes do condomínio.

Verdade. Com o manejo da iluminação, o retorno pode ser substancial, sem requerer investimentos mais vultosos.

Algumas dicas:
- Procure aproveitar a luz do sol para iluminar áreas como: hall social, sala de visitas, salão de festas, salão de jogos etc;
- Iluminar as áreas de circulação de veículos na garagem e não os boxes;
- Nas áreas externas dê preferência para as lâmpadas de vapor sódio a alta pressão, que fornecem mais luz com menor consumo de energia;

2 - A simples instalação de sensores de presença ligados à iluminação ajuda a economizar energia.
Depende. Sensores de presença ligados a lâmpadas fluorescentes não trazem economia, porque este equipamento tem sua vida útil muito reduzida se ligado e desligado constantemente.A instalação de sensores de presença na garagem, por exemplo, deve ser avaliado de acordo com o ambiente e da freqüência de utilização. Uma lâmpada fluorescente acoplada em sensores de presença tem uma vida útil menor do que uma lâmpada incandescente.

3- Sensores de presença são mais econômicos que as minuterias. Depende. Uma boa opção para uso de minuterias é dividir o circuito. Exemplo: Um conjunto de 12 lâmpadas interligadas a 3 interruptores que ascendam cada 3 lâmpadas por vez em direções distintas. Saiba mais como funcionam sensores de presença e minuterias:

As minuterias mantém a iluminação durante um período determinado.
Tipos de minuterias: Sistema coletivo – Permite ligar as lâmpadas de alguns andares ou todos ao mesmo tempo.

Sistema individual – Liga individualmente as lâmpadas de cada andarSensores de Presença acionam a iluminação conforme detecta a presença de alguém.

BOMBAS D´ÁGUA - O modo mais eficiente de racionalizar o gasto energético das bombas d''água é verificar os vazamentos.

Verdade. Economiza-se energia nas bombas quando:- Não aciona o sistema muitas vezes por dia; - Não utiliza o sistema no horário de ponta da carga do prédio e do sistema elétrico da concessionária;

Porém, é difícil controlar essas duas hipóteses, ou elaborar um planejamento de economia em relação a elas. Para que o controle dos vazamentos seja realmente eficiente, é preciso que as unidades autônomas também façam parte desse plano de ação. Os problemas mais comuns acontecem nas descargas dos vasos sanitários.

EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA - O uso crescente de equipamentos de segurança aumenta muito o consumo de energia nos condomínios.

Mito. Os equipamentos de segurança gastam uma quantidade irrisória de energia elétrica e são bastante eficazes na segurança do condomínio.